Animais
O Nupecce é o maior criaoduro de cervídeos do mundo, graças à integração com o Centro de Conservação do Cervo-do-pantanal (CCCP), ligado à Tijoá Energia. Atualmente contamos com 95 indivíduos de nove espécies diferentes, sendo 59 espécimes dos gêneros Mazama e Subulo, e 36 Cervos-do-pantanal.
Para manter todos os animais com qualidade de vida e saúde, contamos com uma estrutura especial. Confira:
Abriga:
Mazama americana
Mazama rufa
Odocoileus virginianus
Ozotocetos bezoarticus
Abriga:
Mazama nemorivaga
Mazama jucunda
Mazama nana
Subulo gouazoubira
Abriga:
Mazama nemorivaga
Subulo gouazoubira
Galpões
Possuímos seis galpões com inúmeras baias para abrigar nossos animais, sendo três deles para os Veados (Mazama, Subulo, Odocoileus e Ozotoceros), e três especialmente contruídos para os Cervos-do-pantanal. Todos os galpões são conectados por um sistema de corredores, pensados para conduzir os animais sem estresse aos piquetes externos e as salas de anestesia e procedimentos veterinários.
Abriga:
Blastocerus dichotomus
Abriga:
Blastocerus dichotomus
Piquetes
Construídos pensando em respeitar o comportamento e biologia de cada espécie, temos 23 piquetes para os Cervos-do-pantanal e 15 para as outras espécies, espaços esses que são cultivados com forragens especiais, que os animais adoram.
Salas de procedimentos
Possuímos duas áreas preparadas com salas de indução e recuperação anestésica e salas de procedimentos veterinários, uma delas estruturada para Cervos-do-pantanal, e outra para cervídeos menores.
Cozinha
Aqui todas as refeições dos animais são cuidadosamente montadas. A porção individual de ração é diariamente pesada antes e depois de ser oferecida, para monitorar possíveis alterações de apetite de cada animal.
A alimentação deles é composta por uma grande parte de volumoso (folhas de amora, soja, soja perene e rami - que são plantadas aqui mesmo, e colhidas todos os dias para serem oferecidas bem frescas), e uma parte de ração de equinos, com uma porção de abóbora picada.